#0
Alguém que tem sangue de barata é alguém que tem sangue frio, que não reage á confusões, que consegue se manter calmo nas horas mais difíceis.
Exemplo de uso #1O Marcão tem sangue de barata mesmo hein cara....mexeram com a mulher dele e ele não fez nada, ficou quieto, calmo, chamou o segurança.....se fosse eu já tinha partido pra briga..
#1
É uma expressão que significa apatia, falta de reação, bobo, covarde ou sem orgulho. Também pode ser usada para se referir a uma pessoa que não se importa com o que os outros falam ou fazem com ela, que consegue ficar calma até nas horas mais difíceis ou que não tem personalidade. A origem dessa expressão está relacionada com o fato de que a barata, assim como a maioria dos insetos, não tem sangue (possui um fluido chamado hemolinfa, que é transparente e não apresenta pigmentos). Dizem que o sangue é o condutor da nossa sensibilidade e emoções ao coração. Assim, a pessoa com “sangue de barata” seria insensível, agindo portanto com frieza, já que o inseto não possui o sangue “tradicional". Alguns afirmam ainda que a expressão “ter sangue de barata” vem do fato desse animal pertencer ao grupo dos pecilotérmicos e, por isso, ser um animal de “sangue frio” (neste caso, é feita uma analogia da hemolinfa com o sangue dos animais vertebrados, embora ela não possa desempenhar as mesmas funções).
Exemplo de uso #1Os políticos do Brasil fazem o que fazem pois sabem que o brasileiro tem sangue de barata, nunca reagem.
#2
Significa uma pessoa que consegue manter a calma mesmo em meio ao caos, ou seja, não reage como outras pessoas. Essa expressão é usada em contraste com “sangue quente”, que significa uma pessoa que se irrita ou se emociona facilmente. A origem dessa expressão pode estar relacionada com o fato de que a barata, assim como a maioria dos insetos, não tem sangue, apenas um fluido transparente chamado hemolinfa. Como o sangue é considerado o condutor de sensibilidade e sentimentos até o coração, uma pessoa que não demonstra seus sentimentos, seria nomeada com essa expressão. Além disso, a barata é um animal de sangue frio, ou seja, pecilotérmico, o que reforça a ideia de insensibilidade e frieza.
Exemplo de uso #1Parti pra cima dele. Ele desrespeitou a minha irmã, e eu não sou sangue de barata que nem ele.