#0
É uma expressão popular que significa estar em uma situação difícil, em que qualquer escolha ou decisão pode resultar em consequências negativas. Quando alguém se encontra "entre a cruz e a espada", isso significa que está em uma encruzilhada, sem saber qual caminho seguir ou qual decisão tomar. A origem da expressão remonta ao século XVI, quando a Inquisição espanhola utilizava a cruz e a espada para julgar e punir aqueles que não seguiam as normas da Igreja Católica. A cruz representava a fé e a religião, enquanto a espada representava a justiça e a punição. Assim, aqueles que se encontravam "entre a cruz e a espada" estavam em uma situação difícil, em que qualquer escolha poderia resultar em punição ou condenação.
Exemplo de uso #1Tô numa roubada, tô entre a cruz e a espada porque não sei qual conta pagar primeiro, a de luz ou a de água.
#1
Significa estar em uma situação muito difícil, em que não há como fugir ou escolher uma opção boa. A origem da expressão é incerta, mas pode estar relacionada com a época da Inquisição, em que os hereges eram condenados à morte pela espada ou pela fogueira, tendo que carregar uma cruz. Outra possível origem é a de que a expressão seja uma adaptação da frase latina “inter gladium et crucem”, que significa “entre o gládio e a cruz”.
Exemplo de uso #1Ela estava entre a cruz e a espada: ou se casava com o homem que não amava ou desobedecia aos pais.