#0
acompanhar um casal em algum lugar ou em algum evento e ficar sobrando, enquanto eles interagem entre si.
Exemplo de uso #1Fui no restaurante porque a Camila me chamou..chegou lá ela tinha levado o namorado e fique segurando vela a noite inteira..filha da mãe.
#1
Significa ser a única pessoa solteira a acompanhar um casal de namorados, a ponto de ficar “sobrando” ou atrapalhando o clima romântico dos dois. A expressão originou-se na Idade Média, sendo utilizada para designar o trabalho dos criados que seguravam candeeiros em eventos e estabelecimentos que funcionavam à noite, ou ainda em situações em que seus patrões quisessem ter relações sexuais com luz. Nesses casos, os criados seguravam as velas virados de costas, de forma a não lhes invadir a privacidade.
Exemplo de uso #1Ela sempre me chama para sair com ela e o namorado, mas eu odeio segurar vela.
#2
A expressão é usada para se referir a uma pessoa que acompanha um casal em um momento romântico, mas que não está participando ativamente da situação e se sente deslocada. A origem exata dessa expressão é incerta, mas há algumas teorias. Uma delas é que a expressão tenha surgido no século XIX, quando era comum que as pessoas usassem velas para iluminar os ambientes. Assim, quando um casal estava em um ambiente pouco iluminado, uma terceira pessoa poderia segurar uma vela para que eles pudessem se ver melhor. Essa pessoa, porém, não participava ativamente do momento romântico e poderia se sentir deslocada, dando origem à expressão "segurar vela".
Exemplo de uso #1É uma situação chata, né? A pessoa não arranja ninguém e fica lá, segurando vela e vendo os outros se pegando.