#0
Quem tem boca vai á Roma é uma expressão antiga com diversas teorias sobre sua origem que significa, que quem usa a boca pra pedir informação, tirar dúvida, conversar, sem vergonha ou timidez, consegue chegar onde quiser.
Exemplo de uso #1- Fui inventar de ir no centro semana passada, tava com a bateria do celular desligado, e sem saber como chegar na loja da dona Ruth. Saí perguntando de um pro outro, até que uma senhorinha sabia e me falou. Quem tem boca vai á Roma.
#1
Significa que a pessoa deve se comunicar para atingir seus objetivos, ou seja, quem sabe perguntar consegue chegar aonde quer. Essa expressão tem origem na época do império romano, quando Roma era a cidade mais importante do mundo e havia várias estradas que levavam até ela.
Exemplo de uso #1Mesmo sem saber direito como chegar ao evento, vou perguntando até achar, pois quem tem boca vai a Roma.
#2
É uma expressão que significa que a pessoa deve se comunicar para atingir seus objetivos, e que quem sabe perguntar consegue chegar seja onde for. É baseada na ideia de que Roma era a cidade mais importante do mundo antigo e que todos os caminhos levavam a ela.
Exemplo de uso #1Meu celular ficou sem bateria e eu tive que pedir informação para as pessoas na rua. Mas quem tem boca vai à Roma e eu consegui chegar no meu destino.