#0
Essa expressão significa que quem planta algo ruim, colhe algo ruim também, e vice-versa. Quando você faz o bem, recebe o bem.
Exemplo de uso #1O meu tio hoje não fala com ninguém da nossa família porque sempre tratou todo mundo muito mal. Quem semeia o vento colhe a tempestade.
#1
Significa que quem faz o mal, recebe o mal também. É uma expressão de origem bíblica, que tem o mesmo significado de "quem planta, colhe". A expressão também pode ser usada para aconselhar as pessoas a não procurarem conflitos para suas vidas.
Exemplo de uso #1Ela tratou mal os amigos e ficou sozinha. Quem semeia vento, colhe tempestade.
#2
Significa que quem faz o mal, recebe o mal também. É uma forma de alertar ou aconselhar as pessoas a não fazerem coisas ruins ou procurarem conflitos, pois terão consequências negativas. A origem dessa expressão é bíblica, baseada em um versículo do livro de Oséias (8:7): "Porque semearam ventos, e segarão tormentas". Tem o mesmo significado de quem planta, colhe.
Exemplo de uso #1Ele não sabe o que tá fazendo, não? Quem semeia vento, colhe tempestade. Ele vai se arrepender de tanta coisa ruim que ele faz, ó.