#0
admitir que está errado.
Exemplo de uso #1Leila nunca dá o braço a torcer, pode está 100% errada mas nunca admite.
#1
É uma expressão que significa mudar de opinião, aceitar que estava errado ou ceder a um argumento. A origem da expressão é desconhecida, mas pode estar relacionada com a ideia de torcer o braço de alguém para forçá-lo a concordar com algo.
Exemplo de uso #1Depois de muita discussão, ela finalmente deu o braço a torcer e admitiu que eu tinha razão.
#2
É uma expressão popular que indica que alguém reconheceu que estava errado ou cedeu em uma discussão ou argumento. É uma forma de admitir que a outra pessoa estava certa e que a pessoa que "deu o braço a torcer" estava equivocada em suas opiniões ou argumentos. A origem da expressão não é clara, mas há algumas teorias. Uma delas é que a expressão surgiu a partir de uma prática medieval em que dois adversários lutavam até que um deles "desse o braço a torcer", ou seja, cedesse e admitisse a derrota. Outra teoria é que a expressão se originou no jogo de cabo de guerra, em que um dos competidores precisaria "dar o braço a torcer" para o outro, cedendo a força.
Exemplo de uso #1Matheus tava de marra, mas no final das contas teve que dar o braço a torcer e confessar que foi injusto com Frederico, entendeu?