#0
É um ditado que significa que a falta de conhecimento ou de informação pode levar a pessoa a sofrer de problemas físicos ou mentais que poderiam ser evitados ou tratados. A ignorância pode ser voluntária ou involuntária, mas em ambos os casos pode trazer consequências negativas para a saúde e o bem-estar da pessoa. Por exemplo, uma pessoa que ignora os sintomas de uma doença grave pode piorar seu quadro clínico por não procurar ajuda médica. Ou uma pessoa que reclama de dores sem ter nenhuma doença pode estar sofrendo de algum transtorno psicológico.
Exemplo de uso #1Ele vive com medo de tudo, acha que tem câncer, AIDS, diabetes, mas nunca fez nenhum exame. A ignorância é a mãe de todas as doenças.
#1
É uma expressão popular que tem o objetivo de destacar a importância do conhecimento e da educação na prevenção de doenças e problemas de saúde. Acredita-se que a origem dessa frase remete aos tempos antigos, quando a ignorância e a falta de conhecimento sobre doenças e tratamentos eram comuns e muitas pessoas sofriam com doenças evitáveis.
Exemplo de uso #1Esse meu amigo aí num sabe nada de comida saudável, sô! Só vive comendo coisa que num presta. Como a gente costuma dizer, 'a ignorância é a mãe de todas as doenças', né?